segunda-feira, 22 de agosto de 2011

É preciso força...

Para uma porção de coisas. 


De repente você se vê diante de um labirinto. São tantos caminhos e há tantos monstros em alguns deles. Eu, que costumei passar minha vida toda andando nas ruas tranquilas, nos parques com tantos balanços e gangorras... 
Ei, pessoal, dá pra parar de gritar? 
Eles ficam dizendo o caminho que eu devo seguir. Todos sabem que as portas da direita são repletas de criaturas bizarras e que muitas pessoas saem chorando de lá na metade do caminho. Normalmente, os que conseguem sair do labirinto, criam gosto por estar lá. Então começam a passar todos os dias de sua vida repetindo o (quase) mesmo caminho. Gente esquisita... 
Dizem que eu devo seguir as tais portas porque a recompensa é muito maior e o caminho é mais curto. Há um pote de ouro... E se você continuar seguindo os outros labirintos pela porta da direita, o prêmio aumenta. 
E lá se vão eles... Meus amigos que costumavam brincar de bolinha de gude comigo. Que se fodam os monstros, eles dizem. Meu objetivo é o ouro. 
Dia desses ouvi uma história... Acreditem se quiser. Era sobre um rapaz que pouco tinha. Precisava de ouro... Pensava em construir um reino. Seguiu pelo caminho dos monstros e chegou até o fim. Exausto. Costumava chorar... Que jornada longa. 
Conseguiu o ouro e queria mais. Já fiquei aqui tanto tempo, vou continuar pelo próximo labirinto, ele disse. E foi seguindo... Conseguiu mais ouro. 
Certo dia ele olhou pra tudo que construiu, pra todas as moedas douradas e perguntou: O que eu faço agora? 
Dizem que cada vez que saia do labirinto, o brilho de seus olhos era menos intenso. 
E hoje... Bem... Ele tem ouro. O que mais, eu não sei.  


Calma pessoal, parem de surrar meus ouvidos. Eu ainda não sei o caminho. Essa neblina está me deixando cego. E tem tanta gente falando... Essa gente fala demais. 
Talvez eu fique aqui fora um pouco. 


É tanta coisa que até desanima. Vou seguir o conselho de um barbudo que costumava ter uma banda de rock: 


"É preciso força pra sonhar e perceber que estrada vai além do que se vê". 

Um comentário:

  1. Parece besteira, eu sei. Mas é incrível, todos falam as mesmas coisas, e são sempre as pessoas que pensam que era o que deveriam ter feito. Vejo isso o tempo todo. E embora eu esteja me entregando, o que vai me fazer bem de verdade ainda está por vir. Eu só não posso deixar que o que é pra ser agora, me faça esquecer do que eu quero pra depois. Sei lá. Tente não perder o brilho nos olhos depois de tantos labirintos, as pessoas costumam virar zumbis sem eles!

    ResponderExcluir